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A Loucura Do Espírito (v.1): Um Estudo Filosófico-noológico
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Hannah Arendt , em seu livro Eichmann em Jerusalém: relatório sobre a Banalidade do Mal (1963), fala-nos sobre a existência do Homo Totalitarius , definido por ela como um fenômeno moderno. Ou seja, O Homo Totalitarius (Nazista, Fascista, etc.), segundo a filósofa, não existia, como tal, antes do início da era moderna (séc. XVI ou XVII). Na visão de Hannah Arendt, sendo assim, o Nazista Eichmann era uma pessoa normal, e o Nazismo também não tinha nada de demoníaco, patológico ou psicopatológico. Os nazistas, segundo ela, eram apenas o resultado, produto ou a consequência de um consentimento político dado por homens e mulheres completamente normais, tal como Eichmann. Pergunta-se: Estaria Hannah Arendt, ao escrever esse livro e publicá-lo dois anos depois do julgamento de Eichmann, tomada por um relativismo ético ao não caracterizar as práticas totalitárias (nazistas, fascistas, etc.) como atos patológicos ou psicopatológicos? Pensa-se que não. Apesar de a filósofa, nessa época, ainda não ter escrito o livro A vida do espírito, o que só foi publicado em 1978, três anos após a sua morte (1975), certamente ela já tinha desenvolvido ou vinha desenvolvendo importantes axiomas sobre O Pensar. Segundo também teorizou Hannah Arendt, por exemplo, O mal não é ontológico; não é uma patologia ou psicopatologia. Não é uma condição natural ou algo inerente ao ser. Não é metafísico. É consequência de um vazio do pensamento. Isto é, o mal, segundo Hannah Arendt, é político e histórico; é uma banalidade trivial de grupo ou de classe. A problemática, dentro desse novo contexto, sendo assim, agora seria outra: Se o mal, como defendeu a filósofa, não é ontológico, não é natural, não é metafísico; se não é uma patologia ou psicopatologia inerente ao ser; se é político e histórico; se é uma banalidade trivial de grupo ou de classe (consequência de um vazio do pensamento), qual seria então a origem do mal antes mesmo dele ser político e histórico?. Em ou
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