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Afrobeat no Brasil: diálogos em música e relações raciais
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O afrobeat, movimento cultural cuja expressão principal é o gênero musical homônimo, foi em grande parte concebido pela figura do multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti no início dos anos 1970, que o utilizou como um importante veículo de contestação política e de afirmação da identidade negra.No Brasil, no entanto, o impacto de sua obra parece ter ganhado maior visibilidade apenas muito tempo depois de sua morte, ocorrida em 1997. No centro deste processo emergiram grupos, artistas e produtores culturais que, de maneiras distintas, dialogam com o afrobeat, efetuando sua tradução.A tradução cultural é entendida aqui como um processo de recriação que ora se aproxima, ora se distancia do original e, nesta negociação, introduz tensionamentos significativos: pelo fato dos grupos considerados na pesquisa que originou este livro – Abayomy, Bixiga 70 e os DJs idealizadores da Festa Fela – serem compostos majoritariamente por indivíduos brancos, esta obra busca compreender como estes sujeitos se relacionam com suas próprias branquitudes em seus percursos criativos ao lidar com uma forma cultural eminentemente negra, complexificando as reflexões em torno das relações raciais e do multiculturalismo no Brasil.Buscando compreender as rotas atlânticas que trouxeram o Afrobeat nigeriano ao Brasil, André Feres constrói um texto competente, marcado pela sinceridade e pelo exercício de (auto)crítica.
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