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Desafios do ensino do português como segunda língua para surdos
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neste obra, a autora traz a reflexão sobre os desafios do ensino da língua portuguesa paraalunos surdos, analisando suas diferentes facetas. embora tenha sofrido algumas mudanças aolongo do tempo, até recentemente, predominava, na educação de surdos, no brasil, aabordagem oralista, segundo a qual o ensino e a aprendizagem eram oferecidos apenas pormeio da língua portuguesa na modalidade oral. nessa tempo, tinha-se a concepção de línguacomo um conjunto de regras que os alunos deveriam aprender para entendê-la e usá-la bem.diferentemente dos ouvintes, os alunos surdos chegam à escola com, no máximo, fragmentosda língua portuguesa, cabendo ao educador orientar o aprendizado dessa língua. asdificuldades de acesso à língua falada e a pouca familiaridade com a língua portuguesaresultaram em alunos que não entendiam o que liam apresentando dificuldades na escrita. aaprovação do decreto federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 abriu caminho para alíngua de sinais, estabelecendo a obrigatoriedade das escolas possibilitarem aos alunos surdosuma educação bilíngue, na qual a língua brasileira de sinais fosse considerada a primeiralíngua e a língua portuguesa a segunda. contudo, ainda hoje, faz-se necessário adotarmecanismos de sensibilização para que docentes de língua portuguesa observem os desafiosdo cotidiano de sala de aula e as dificuldades encontras no decorrer do processo de ensino,com a finalidade de apresentarem propostas eficazes para o ensino do aluno surdo, nãojogando a responsalidade somente aos profissionais da sala de atendimento educacionalespecializado, mas tendo conciência que para ser ter um resultado positivo é necessáriocompromisso de todos. afinal, não é a surdez a responsável pelo baixo desempenho desseseducandos, mas a forma como a língua portuguesa tem sido ensinada nas escolas.
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