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Dignidade humana ecocêntrica: do antropocentrismo moderno à deep ecology contemporânea
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Destruir ou não destruir, eis a questão. Se a mítica dúvida de Shakespeare pudesse ser empregada à humanidade contemporânea, certamente passaria pelo dilema da relação entre pessoas e bens, sujeitos e objetos, entre o Antropocentrismo Clássico e a Deep Ecology. Se antes o progresso humano era conexo à degradação ambiental, como evidencia Michel Serrés, há quem defenda um radicalismo ecológico: os homens são o vírus do planeta. O cinema, a literatura e mesmo a Filosofia e o Direito são distópicos e escancaram um possível mundo em que o amanhã talvez nunca chegue. Mais que necessário, urgente é repensar a relação da humanidade com a natureza, e isso exige reconstruir as bases que alicerçam nossa relação com o mundo. Uma dimensão diversa à dignidade humana, menos antropocêntrica e mais ecocêntrica, se impõe para que uma nova relação emerja. Com isso, é possível enxergar a ecologia como uma dimensão da dignidade humana; é possível ver uma faceta diferente da dignidade, a dignidade da vida em geral; é possível adotar um paradigma ecocêntrico. Possibilidades que se descortinam e que ressignificam as categorias jurídico-filosóficas fundamentais. Assim, forja-se um novo contrato, o contrato natural, em que a humanidade e a natureza atuam de maneira simbiótica e não parasitária. A dimensão ecológica da dignidade humana revisita essa mudança que vem ocorrendo paulatinamente na sociedade contemporânea.
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