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Ensino Jurídico e Ação comunicativa: Uma análise de experiências de aprendizagem na extensão universitária
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Ensino Jurídico e Ação comunicativa: uma análise de experiências de aprendizagem na extensão universitária é um livro para professores,alunos e acadêmicos que sonham com uma universidade que combine ensino de qualidade, atenção e oitiva ás demandas da sociedade. O livro consiste no estudo aprofundado da prosposta de Paulo Freire de substituição do conceito de extensão pelo de comunicação,proposta esta que coloca a linguagem como ponto chave para rediscussão de processos de aprendizagem e de produção de conhecimento. Paulo Freire e Luis Alberto Warat juntos nos levarão a uma crítica a pressuspostos epistemológicos e teóricos da teoria do direito, fazendo- nos atravessar a teoria saussuriana da linguagem. Pela crítica á teoria saussurianada linguagem, somos convidados a (re)pensar a distinção positivista entre língua e fala como ela permanece em concepções de direito. Porém, é com a teoria do agir comunicativo de Jürgem Habermas que esta distinção se dilui para dar lugar ao direito como linguagem. No direito, a racionalidade comunicativa presente em experiências inovadoras de extensão contrasta como ação comunicativa pode nos levar a repensar uma concepção problematica de direito que permeia o ensino jurídico, ora baseada na idéia de direito como sistema, em que processos de legitimação de direitos são negligenciados, ora baseada num senso comum teórico que conduz a um tratamento irracional e não reflexivo de demandas e institutos juridicos
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