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Garantias dos bens e a proteção dos consumidores: informação, vícios e obsolescência
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defeitos, vícios e obsolescência dos bens de consumo tornaram-se problemas que vêm sobrecarregandoos órgãos administrativos e jurisdicionais competentes. decorrem, em várias oportunidades, dodesconhecimento da população, inclusive de alguns profissionais do próprio setor jurídico, sobre adenominada garantia legal dos produtos e serviços. acredita-se que o instrumento entregue pelosfornecedores após a contratação, denominado de garantia contratual, regerá todos os direitos e deveresentre as partes. a falta de informação e de educação dos brasileiros sobre os prazos previstos na lei n.8.078/90, para reclamarem das desconformidades identificadas, conduzem-nos à crença de que aquiloque é ditado pelos agentes econômicos será sempre válido.muitos optam pela garantia estendida sem necessidade real, eis que não têm ciência dos direitos quelhes foram assegurados. conquanto o código de defesa do consumidor não contenha regras expressasque obriguem os empreendedores, ao concederem a garantia contratual, prestarem esclarecimentossobre a estrutura legal protetiva, e não mencione a obsolescência, são expostos fundamentosconstitucionais e normativos que sedimentam os pleitos administrativos e judiciais em prol daquelesque sofrem tais agruras. integram esta obra a contextualização histórica das mencionadas questões, ossujeitos e objeto da relação de consumo, bem como o conceito e as espécies de vícios que o afetam,mormente a obsolescência, e a responsabilidade civil dos fornecedores. propõe-se uma hermenêuticacrítica e abalizada em busca efetiva tutela dos vulneráveis.
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