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Língua Nheengatu: A situação sociolinguística e de letramento dos professores e alunos das escolas indígenas do municíp
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Este livro examina a complexa situação sociolinguística e de letramento em língua Nheengatu entre professores e alunos das escolas indígenas na região do Baixo Rio Negro, em Manaus, Amazonas. O autor, Ademar dos Santos Lima, traz à luz sua própria jornada linguística e acadêmica, refletindo sobre a rica diversidade sociolinguística do Brasil e, mais especificamente, da região Amazônica. Através de uma metodologia etnográfica e sociolinguística, investiga as práticas de letramento e as competências linguísticas em Nheengatu nas escolas, questionando como essas práticas impactam a preservação e o fortalecimento da língua no cotidiano comunitário. A obra é estruturada em uma abordagem que intercala a contextualização histórica da língua Nheengatu, a importância da educação escolar indígena e as práticas de letramento como meios de resistência cultural e linguística, destacando os desafios e as oportunidades presentes na educação indígena, propondo que o letramento em Nheengatu nas escolas pode ser um caminho vital para a revitalização da língua. Assim, não apenas contribui para os estudos sociolinguísticos da região Amazônica, mas também para a compreensão mais ampla de como as línguas indígenas podem ser mantidas e revitalizadas em contextos educacionais específicos.
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