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O cruzeiro e a corrente: sociabilidade, esfera pública e influência maçônica na formação da Escola Superior de Guerra (
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não obstante esta ser uma instituição recente, se comparada à temporalidade das outras instituições quecompõem o ministério da defesa no brasil, a esg também se caracteriza como uma das mais complexas,pois sua concepção diversa possibilita analisá-la por abordagens, ângulos e campos do conhecimentodistintos. esta tese procura evidenciar a influência maçônica presente na prática pedagógica e simbólica daescola superior de guerra, especialmente no período 1949-1961, marcado pela sua formação e daconstrução de suas bases pedagógico-filosóficas, principalmente pela ação do almirante benjamin sodré.pretende-se ressaltar que a incorporação de práticas maçônicas veio a fazer parte do cotidiano da própriaescola, uma vez que seus cursos não objetivavam apenas a formação acadêmica, mas também fomentar umsentido de pertencimento e a criação de uma rede de confiança nacional entre seus ex-estagiários,materializada pela sua associação de diplomados da escola superior de guerra, a adesg. pretende-seelucidar a maneira pela qual esta instituição, conhecida pela denominação escola, foi sendo organizada aolongo dos seus primeiros anos, constituindo-se como um espaço de sociabilidade e convergência entre civise militares no intuito de manter uma esfera pública de debates, orientando-se por influenciar e resolverentraves em assuntos governamentais.
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