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O desvalido no caminho (Lc 10,25-37)
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A Parábola do Bom Samaritano descreve-se fenomenologicamente como a descrição da Inteligência Comotiva, ligada à “vontade eleética” de Jesus Cristo como “desvalido no caminho”, para a Cruz, pela narrativa-conto segundo Lucas. Com efeito, na parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), a alma do Desvalido no Caminho será a “vivência esplancnofânica” do Samaritano, pelo Desvalido no Caminho, pela via da Sua Ressurreição. A misericórdia tem um “nome”: Jesus Cristo. Esta “habitou” na terra dos homens, transformando o divino no humano e o humano no divino. A misericórdia vem de Deus, como um dom, e está em Jesus Cristo. Desde o termo ao conceito, a misericórdia reside e tem uma “casa” (oikοs) no ethos (hábito, costume, etc.) na humanidade de Jesus Cristo, pela “comoção das vísceras” do Samaritano. Também, se torna visível que as duas narrativas-conto, desde a parábola do Bom Samaritano até à parábola o Filho Pródigo prefiguram uma nova leitura teológica, fundamentada na ação misericordiosa do Deus-Pai, como Inteligência Comotiva em Jesus Cristo.
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