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O discurso de ódio, o silêncio e a violência: lidando com ideias odiosas
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a sociedade contemporânea tem sido marcada por demonstrações deextremismos e de declarações de ódio contra minorias, mesmo depois domovimento de defesa de direitos humanos iniciado após a segunda guerramundial. no contexto em que partidos de extrema direita são eleitos para ogoverno de estados-nações, estampando a bandeira da intolerância, as redessociais tornam-se arena para incitação de violência e manifestações de ódio. eassim, associa-se o discurso de ódio à violência, defendendo-se, desse modo, quea proibição do discurso de ódio é necessária para a proteção dos gruposminoritários e para a redução da violência contra eles. ocorre que,paradoxalmente, no brasil, impera-se uma violência estrutural contra os gruposminoritários, demonstrando que a proibição ao discurso de ódio não consegueparar a conduta dos odiosos. é nesse contexto que a obra em questão refletesobre a possibilidade de que a proibição do discurso de ódio desencadeie aprática de violência contra grupos minoritários, ao invés de coibir taismanifestações. sustenta-se que, ao silenciar o discurso de ódio, aumenta-se osenso de opressão, fomentando práticas violentas, já que aquele que se vêproibido de dizer sente-se reprimido e necessita demonstrar seu ponto de vista,justificando o uso de qualquer meio (seja ele violento ou ilegal) e reforçando aintolerância às minorias. por isso, o que se propõe com o estudo que hora seapresenta é a restrição do discurso de ódio apenas em casos onde haja a presençade um perigo real e iminente de se causar danos a outrem, um dano queconfigure uma violação injusta de interesses. além disso, sugere-se que o remédiopara o discurso de ódio não seja sua proibição, que pode causar efeitos diversos, comoa própria violência, mas sim a tolerância, o contradiscurso. é combatê-lo na esferapública, com igual consideração pelos indivíduos da sociedade, como sujeitos moraisresponsáveis, com um discurso que, como apresentado com a técnica da comunicaçãonão-violenta, pode se transformar
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